Quase conseguiu o inédito título
O Vasco volta a disputar um campeonato da CONMEBOL após cinco anos. Na última participação na Copa Sul-Americana, em 2020, o Gigante acabou sendo eliminado pelo Defensa y Justicia-ARG. O placar agregado terminou 2 a 1 a favor dos argentinos.
No ano de 2011, o Cruz-Maltino realizou sua melhor campanha na competição continental. Em compromisso válido pela fase inaugural, encarou o Palmeiras e, em São Januário, venceu por 2 a 0, enquanto acumulou derrota de 3 a 1 na volta. Devido ao regulamento, o tento feito no Pacaembu classificou o Vascão.
Na fase seguinte, o clube enfrentou o Aurora-BOL, que, usufruindo da altitude, bateu os cariocas pela contagem de 3 a 1. Contudo, os comandados de Cristóvão Borges, no Rio de Janeiro, com show de Bernardo, aplicaram uma sonora goleada de 8 a 3 sobre os bolivianos e avançaram.
Mais detalhes da campanha
O oponente nas quartas foi o Universitario-PER. Na primeira partida, em Lima, no Peru, o Vasco teve um desempenho abaixo do esperado e sofreu revés de 2 a 0. Sendo assim, a definição da vaga ficou para o dia 9 de novembro, uma semana depois.
No Caldeirão, o Gigante da Colina desfez a vantagem dos peruanos. Com gols de Dedé (2), Diego Souza, Elton e Alecsandro, a equipe goleou o rival: 5 a 2. A quinta bola na rede, que selou o lugar na semifinal, saiu somente aos 36 minutos da etapa derradeira.

Juninho Pernambucano antes de batida de falta pelo Gigante da Colina. Foto: Marcelo Sadio.
Por fim, os vascaínos deram adeus ao mata-mata diante da Universidad de Chile-CHI. Os campeões da edição se mostraram melhores em campo e despacharam o Cruz-Maltino. Os azuis, somando os dois embates, passaram por cima do Vascão e se tornaram finalistas: 3 a 1.
Próximos compromissos do Gigante
O Vasco, pela abertura da Copa Sul-Americana, irá medir forças frente ao Melgar-PER, às 19h (de Brasília), nesta quarta-feira (02), no Monumental de la UNSA. Mesmo precisando encarar a temida altitude, o Gigante buscará superar o adversário.

Veja também
Quem são os maiores artilheiros do Vasco em competições continentais? Veja a lista
Já pelo segundo confronto do Brasileirão, os vascaínos medirão forças com o Corinthians, no sábado (05), às 18h30 (de Brasília), na Neo Química Arena. O Cruz-Maltino foca em manter a invencibilidade, visando também chegar aos seis pontos ganhos.
Fonte: BolaVip