Vasco da Gama na Sul-Americana: histórico, campanhas e eliminações no torneio continental

Vasco foi eliminado na semifinal do Carioca

O Vasco continua sua preparação para a disputa do Campeonato Brasileiro e da Copa Sul-Americana. Eliminado na semifinal do Campeonato Carioca pelo rival Flamengo, o Cruzmaltino tem tempo para aprimorar o time e buscar resultados melhores na temporada. 

Vasco eliminou o Oriente Petrolero, da Bolívia, em sua última Sul-Americana
© Thiago Ribeiro/AGIFVasco eliminou o Oriente Petrolero, da Bolívia, em sua última Sul-Americana

Nesta segunda-feira (17), o Cruzmaltino conhecerá seus adversários na Copa Sul-Americana, competição que disputará pela oitava vez e na qual busca alcançar sua primeira final. O torneio é a segunda competição mais importante organizada pela Conmebol. 

Nas edições de 2003, 2006 e 2008, o Vasco foi eliminado por clubes brasileiros. Em 2003, na estreia do clube na Sul-Americana, o time empatou com o Grêmio em casa e perdeu para o São Paulo fora. Em 2006, a equipe cruz-maltina caiu diante do Corinthians, sendo derrotada nas duas partidas. Já em 2008, o Vasco foi eliminado pelo Palmeiras, com vitória em casa por 3 a 1 e derrota fora por 3 a 0. 

Vasco foi semifinalista da Sul-Americana em 2011

Entre as eliminações para brasileiros, o Vasco chegou às quartas de final em 2007, após eliminar Athletico-PR e Lanús. No entanto, a equipe acabou eliminada pelo América, do México, após perder fora de casa por 2 a 0 e vencer em São Januário por 1 a 0. 

A campanha mais destacada do Vasco na competição aconteceu em 2011. O time, que conquistou a Copa do Brasil e terminou como vice-campeão do Brasileirão, avançou até as semifinais da Sul-Americana. Naquela temporada, o Cruzmaltino eliminou o Palmeiras na segunda fase, o Aurora, da Bolívia, nas oitavas de final, e o Universitario, do Peru, nas quartas de final. 

Vasco x Defensa y Justicia 2020

Vasco foi eliminado pelo Defensa y Justicia, da Argentina, em sua última participação na Sul-Americana Foto: Jorge Rodrigues/AGIF

No entanto, na semifinal, a equipe foi eliminada pela Universidad de Chile, comandada por Jorge Sampaoli. No primeiro jogo, no Rio de Janeiro, a partida terminou em 1 a 1. Já no Chile, o Vasco foi derrotado por 2 a 0, e a Universidad avançou para conquistar o título sobre a LDU. 

Participações recentes terminaram cedo

Após cair na fase de grupos da Libertadores de 2018 e terminar em terceiro lugar, o Vasco herdou uma vaga na Sul-Americana, entrando diretamente na segunda fase. O adversário foi a LDU, do Equador, que eliminou os cariocas logo na estreia, com uma derrota por 3 a 1 em Quito e uma vitória cruzmaltina por 1 a 0 no Rio de Janeiro. 

Vasco da Gama não fez mais nenhum contato por Fabinho do América-MG

Veja também

A última participação do Vasco no torneio foi em 2020, quando alcançou as oitavas de final. A equipe treinada por Sá Pinto acabou eliminada pelo Defensa y Justicia, que se sagrou campeão daquela edição. O time argentino, dirigido por Hernán Crespo, contava com Enzo Fernández, que anos depois se tornaria campeão do mundo pela Seleção Argentina. 

Fonte: BolaVip

Deixe uma resposta