Vasco poderá mandar jogos da Sul-Americana em São Januário? Veja as regras

Vasco encara desafio da capacidade de São Januário na Copa Sul-Americana

O Vasco da Gama já conhece os adversários da fase de grupos da Copa Sul-Americana 2025, mas um fator pode influenciar diretamente a campanha do Cruz-Maltino no torneio continental: a capacidade de São Januário.

Torcida do Vasco durante partida contra Botafogo no estadio Sao Januario pelo campeonato Carioca 2025. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
© Thiago Ribeiro/AGIFTorcida do Vasco durante partida contra Botafogo no estadio Sao Januario pelo campeonato Carioca 2025. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Apesar de o estádio estar apto para receber os primeiros jogos como mandante, o regulamento da Conmebol pode obrigar o clube a mudar de casa nas fases mais agudas da competição.

Atualmente, São Januário comporta 21.419 torcedores, conforme determinação do Corpo de Bombeiros, um número confortável para atender à exigência mínima da Conmebol na fase de grupos, que é de 10 mil lugares. Dessa forma, o Vasco poderá mandar seus três primeiros jogos em casa sem qualquer impedimento.

Capacidade atende à fase de grupos, mas pode ser obstáculo no mata-mata

Porém, caso o Cruz-Maltino avance para a fase mata-mata, o cenário pode se complicar. Para os playoffs, oitavas e quartas de final, a entidade sul-americana estabelece uma capacidade mínima de 20 mil torcedores, um requisito que São Januário atende por pouco. Contudo, nas semifinais, a exigência sobe para 30 mil lugares, ultrapassando a capacidade atual do estádio vascaíno.

Caso chegue às semifinais da Sul-Americana, o Vasco terá que buscar uma nova opção para mandar seus jogos. Entre os estádios cariocas, as alternativas mais viáveis são o Nilton Santos e o Maracanã, ambos com capacidade suficiente para atender ao regulamento. A escolha, no entanto, dependerá da disponibilidade dos palcos e das negociações entre os clubes.

Torcida do Vasco durante partida contra Botafogo no estadio Sao Januario pelo campeonato Carioca 2025. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Torcida do Vasco durante partida contra Botafogo no estadio Sao Januario pelo campeonato Carioca 2025. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Já a grande final da competição não será um problema nesse aspecto, pois será disputada em jogo único e sede predefinida. Neste ano, a Conmebol definiu que a decisão ocorrerá no estádio Ramón Tahuichi Aguilera, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, no dia 22 de novembro.

Copa do Nordeste hoje

Vegetti não esquece derrota do Vasco para o Flamengo e dispara contra campeão carioca: “Foram beneficiados”

Veja também

Nesta quarta-feira (19), ocorrerão partidas válidas pela penúltima rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste 2025. Com destaques de Ceará x Juazeirense, CSA x Bahia, Sousa x Fortaleza e Vitória x Sport.

Fonte: BolaVip

Deixe uma resposta